sexta-feira, 27 de março de 2009

música-Quinteto Puerto Candelário/07.12.05

Nem foi preciso escutar declarações da platéia para ter certeza de sua aprovação ao Quinteto Puerto Candelária. No término da primeira música, palmas entusiasmadas davam o tom do que seria o show.

“É um grupo que tem profunda ligação com a sua cultura local e ao mesmo tempo é sofisticado. A Colômbia possui, no momento, uma das músicas mais ricas da América Latina”, explicou o curador musical do Mercado, Benjamim Taubkin.

Quebras sonoras instigantes, momentos intimistas bem colocados e desafinações propositadas fizeram parte da apresentação. Por vezes, percussão e bateria furiosas e até um baixo tocado com baqueta conduziam a musicalidade que fez muitos remexerem ontem (7/12), nas cadeiras do Teatro Acbeu. Liderado pelo jovem pianista e maestro em composição, Juan Diego “Juancho”, o Quinteto Puerto Candelária dá forma a um novo conceito de jazz. Algo latinamente envolvente, suas músicas expressam todo um conhecimento e gosto pelos ritmos e melodias colombianos, além da incorporação de elementos tradicionais e atuais do jazz.

Com carinha de bons moços e uma rebeldia vigorosa, o grupo se expressou como uma grande força sonora e ritmada vinda da Colômbia. “Juancho”, o pianista, soube estabelecer uma boa interação com o público: “Quem tem mais ritmo? O Brasil ou a Colômbia?”, e aí se sucedeu um duelo entre palmas e percussão. Aos momentos finais do show, ele anuncia, “Estamos contentes de estar aqui porque é um sonho que se tornou realidade. Achamos que a música do Nordeste se parece muito com a da Colômbia”, e, a contragosto de todos, conclui a apresentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário