sexta-feira, 27 de março de 2009

espetáculo corporal-Maureen Fleming/05.12.05


Um público extasiado ovacionou nesta noite de pré-estréia do VI Mercado Cultural a apresentação “Decay of the Angel”, da coreógrafa e dançarina norte-americana Maureen Fleming. A sensação era de que os movimentos minimalistas inspirados no Butoh - dança japonesa que mistura elementos do teatro tradicional japonês e da mímica, pretendiam induzir o espectador a um estado intimista e contemplativo. “Ela deixa espaço para cada um enxergar o que está dentro da gente”, definiu a jornalista e bailarina Luzia Pamponet, de 26 anos. Como disse o jornal francês L´Echo : prazer, dor, êxtase e amor não estão presentes como emoções e sim como estados do corpo vivo, vibrante e pulsante.

Dividido em duas partes, cada uma com três atos, o espetáculo é uma criação multimídia. A concepção cênica e a iluminação são Christopher Odo, as imagens e projeções, do diretor de fotografia Louis Greenfield e a música, do renomado compositor Philip Glass.

Fleming trouxe ao Teatro Castro Alves imagens universais que representam uma verdadeira jornada da alma. Foi demandada ao público uma imersão quase meditativa. Os mais atentos puderam, inclusive, identificar nuanças simbólicas dos seus contorcionismos, como a representação do símbolo do infinito. “É igual a olhar para as nuvens, cada hora a gente enxerga uma coisa diferente”, resumiu Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário