quinta-feira, 7 de maio de 2009

Conexões e desconexões da nova vida de mamãe...

Voltei com Joaquim pro Recife dia 29.03 e só agora consigo me reconectar aqui com o blog...
Foi "um processo" para conseguirmos definir e agilizar a internet aqui de casa! É que a chegada do bebêzão não só mudou a logística e o time de tudo que fazíamos antes e queremos e/ou precisamos fazer agora, mas a percepção e a sensação da passagem tempo...

Passei este último mês sem conexão e ainda estamos sem uma boa imagem de TV! Então, imagina, estava desconectada meeesmo! Além de tudo, deixei o nosso cantinho "na mão" de meu marido Marcelo no final de Janeiro-reta final da minha gravidez, quando fui pra João Pessoa- e digamos que as prioridades dele no dia a dia não são arrumação, organização e limpeza! Portanto, eu passei estes últimos tempos harmonizando e colocando, literalmente, a casa em ordem para nos acomodar, me sentir bem em casa e, assim, aconchegar meu rebento!

É claro que não fiz tudo só, pois uma das minhas primeiras providências foi tentar contratar uma secretária doméstica com perfil de babá para me ajudar. Mas, desde então-e olhe que já entrevistei umas quatro candidatas- só consegui uma pessoa que cuida da casa e cozinha, mas não tem o menor jeito e disposição nem pra trocar uma fraldinha (hehe)! Esta não é uma empreitada fácil, nem muito menos um tópico agradável na vida de mamães recentes como eu-que vivo o impasse de querer cuidar e conviver o máximo possível com o meu filhote, mas sinto uma necessidade enorme de não desconectar, respectivamente, por ordem de prioridades: da vida intelectual, da vida amorosa e sexual, das atividades com o meu corpo, da vida social e das perspectivas profissionais! Portanto, se torna fundamental ter a ajuda de alguém para tal, mas conseguir esta ajuda, este tipo de "mão de obra" é tão complexo que merece um post só dedicado ao assunto...

Ser mãe é um ofício muito prazeroso, mas que toma praticamente todo o seu tempo disponível, principalmente quando você também é responsável pelo gerenciamento diário de sua casa e tem gosto de querer vê-la limpinha, arrumadinha, aconchegantezinha e cheia dos quitutes necessários para a sua alimentação diária-que ainda será por muitos meses o "alimento simbiótico" do seu bebê, portanto, algo muito importante! Até hoje não consegui ir na esquina aqui em Recife sem levar o meu Joaquito de banda... Ele já fez uns três "Bompreço" comigo, foi no shopping me acompanhar a pagar contas e refrescar rapidamente os olhos com algumas vitrines, foi no meu ginecologista e até na minha depilação!

Quando o papai está em casa nos finais de semana, é uma delícia e sem dúvidas nenhuma me sinto muito mais amparada e um pouquinho mais livre para as outras prioridades ditas acima. Mas, também é aí, quando relaxo, que sinto o extremo cansaço físico e mental de não estar contando com a ajuda de uma babá nem de ter a minha família morando na cidade... Confesso que ainda está sendo difícil neste momento me manter de fato conectada e envolvida com outros universos que não sejam Joaquim e a maternidade!

2 comentários:

  1. bom vê-la de volta à ativa, mesmo que aos poucos. =D
    eu tenho um sobrinho de 4 meses e essa procura por uma ajudante também é da ordem do dia. tão difícil!! enquanto isso, vamos revezando entre tias e avós pra evitar que o cansaço seja tanto.
    boa sorte com as entrevistas, que você consiga logo alguém de cuidado e confiança.
    (adoro seus textinhos mothern)
    um xêro na família alinhada. =*

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!!

    Esses momentos são bem complicados mesmo. Meu ian já está com 2 anos e 3 meses, já fala, anda, come sozinho, já é mais independente. Essa questão de encontrar alguém para nos ajudar com os nossos filhos é uma tarefa um tanto sofrida. Afinal é a nossa preciosidade que está em jogo. Eu tive sorte. Um dia eu e meu marido desesperados, pois não tinhamos ninguém para nos ajudar, ligamos para uma amiga de trabalho que tinha uma afilhada que nunca tinha trabalhado fora. Era a possibilidade mais imediata e mais próxima, essa amiga já tinha sido babá há muitos anos e reconhecia na afilhada aptidão para tal empreitada. Fizemos uma experiência de 3 meses. Ian tinha cerca de 3 meses. Ela era jeitosa, pronta para aprender, mas não tinha segurança de deixá-la com ian. Nesse aspecto pude contar com minha mãe para ajudar. O contato dela com ian aconteceu aos poucos. Inicialmente durante o almoço ela passeava com ele no carrinho e aos poucos foi criando intimidade com ian, que a ama. Ela é melhor babá do que ajudante da casa, mais foi uma opção nossa, a prioridade era ian, o cuidado com ele. Hoje tenho total confiança nela, mas o meu termómetro o tempo todo era meu filho: estava feliz, gostava muito dela e nunca apareceu com qualquer marca mais estranha. Tenille está passando pelo mesmo que você. Agora está testando uma menina que tirou as férias da minha babá e que acho ótima. Boa sorte e fique sempre atenta ao seu Joaquim!! Um beijão!!

    meus contatos: email mariacarrolina@gmail.com, Orkut: Maria Carol (as fotos de ian estão bem desatualizada)

    ResponderExcluir