quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Confissões de Mãe"

No dia das mães, oficialmente falando, Marcelo (meu amor!) chegou lá em João Pessoa na casa de "minha mamá" com um kit de presentes: um conjunto de short e blusa da Hering-que é a loja símbolo do estilo dele de se vestir, uns 4 portas retratos com fotos ampliadas e um livro, "Confissões de Mãe"...

Este é o nome do livro de Maria Mariana, que vem causando controvérsias na mídia e entre alguns amigos que leram algo a respeito. Sinceramente, achei uma delícia receber esta indicação de leitura de Luciana Veras (Lule) através de uma reportagem enviada por e-mail, e ter repassado pra Marcelo, que teve a curiosidade e idéia de comprar! Li "num tapa" e achei que ela escreve de uma maneira muito objetiva, sendo leve, profunda e sincera ao mesmo tempo! Não entendi mesmo as lacunas que a imprensa encontrou para dar contrapontos sensacionalistas e negativos em relação ao posicionamento dela com a maternidade...
(por sinal, ela se defende neste blog aqui: (http://confissoes10anosdepois.blogspot.com/)

O livro é bem especial para as mães que se identificam com "um tipo" de felicidade incondicional que a maternidade traz e ela apenas tenta resgatar a dignidade, poesia e divindade do "ofício de mãe"- que a pós-modernidade e o feminismo de alguma forma vêm distorcendo e desvalorizando sim!

Eu confirmei muitas sensações que, de fato, desabrocharam em mim depois que Joaquim nasceu... e olhe que também passei muitos anos contaminada por uma corrente de pensamento que achava que a vida iria parar ou sofrer um retrocesso ao se ter um filho! E eu, em particular, mesmo já tendo curtido e aloprado bastante, tendo viajado (aqui não só no sentido literal, hehehe) consideravelmente, tendo amado, conhecido muita gente, investigado na prática possíveis campos de trabalho e quebrado a cara o suficiente com o deslumbre da vida social , ainda assim achava que teria que correr mais o mundo antes de ser mãe! O mais engraçado é que, a partir dos 25 anos, eu comecei a ter, em segredo, uma necessidade biológica de gerar e procriar, mas como a vida profissional, organizacional e pessoal ía na contramão da vontade, eu achava mesmo que era uma doidice o que eu sentia e me prevenia sempre! Daí em diante-claro que por conta de inúmeros acontecimenos e circunstâncias que não dá pra resumir aqui-comecei a viver um caos emocional, uma busca interior e espacial que estavam me desequilibrando muito... na terapia, tentava me aprofundar desesperadamente em mim e queria encontrar "algum centro" antes de "quase cometer a tragédia" de querer me encontrar na França! Mas, aí, eis que o meu Joaquim me encontrou antes disso!

Bem, cá estou com os meus 28 anos e ainda sem uma "auto-sustentabilidade" promissora. No entanto, desde que ele nasceu, tenho tido os ganhos mais profundos que já puderam ocorrer "neste meu ser"... tanto como"sendo eu" quanto como "sendo" nesta existência!

5 comentários:

  1. Caroca, acho que nossa geração tem o belo desafio de re-significar o lugar da maternidade na vida feminina. Nossas mães, em sua maioria, buscaram expandir os limites e horizontes da vida da mulher moderna, trabalho e poder exerceram uma chamado bem forte e nós ainda pegamos a rebarba disso, mas graças a dedicação que também nos foi dada, podemos hoje sentir e saber da importância e grandiosidade de ser mãe e se deixar tomar por um cotidiano simples, absurdamente fantástico, e com MUITAS descobertas. Claro que as angústias sempre existirão, e de quando em vez tb somos tomadas pelas urgências e cobrança$ de toda ordem, mas é um desafio bom de enfrentar quando temos nossas crias conosco e em nossas peles e bem em frente aos nossos olhos o amor se realiza. Digo sempre às minhas amigas que ter uma filha é sem dúvida a maior e mais linda aventura em que me meti ;)

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isso Mayra! Acho que nos compreendemos, estamos em sintonia...
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    Cada vez mais entendo as razoes da escolha de Marcelo da mulher e mae de seu filho .Emociona-me e toca-me sua sensibilidade e seu jeito especial de ser.
    Parabéns a Marcelo , Joaquim e a mim por tê-la fazendo parte de nossas vidas.
    Pense em uma vo que fica tranquila de meu neto ter sido gerado em teu ventre.
    Amor é a lição de um mundo melhor.Este foi o caminho na fecundação , gestação e criação de meu e seu amor Marcelo e por tabela Nosso Joaquim ( eita neto fofo meu Deus do Ceu!!!)
    nao vejo a hora de estamos juntos novamente
    Maristela,mamae , vovotela

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda! uma declaraçao de amor da sogra :) É isso mesmo vovotela: carol é uma menina incrível, sensível... uma florzinha que Marcelo teve a sorte de ficar e inserir no jardim de amor que deve ser tua família! e joaquim tá aí pra florescer tudo!

    Eita, declaração da amiga tb
    :) lindos textos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Fico fazendo estes questionamentos sobre ter ou não filhos todos os dias... mas está chegando a hora, os 30 estão batendo a porta e uma declaração assim só me faz contar mais pontos positivos a favor de ter um baby o quanto antes! =D
    Beijos! :***

    ResponderExcluir