POST de 23/03/03
texto originalmente postado no: temoscomida.blo
No reveillón de 2007/08 eu estive pela primeira vez em Japaratinga. Fui com meu marido Marcelo Lordello, na época um recentíssimo e “promissor” namorado. Estávamos super apaixonados e decidimos fazer a viagem de última hora com a possibilidade-para mim terrível-de ter que ficar em barraca, caso não encontrássemos um lugar razoável “às nossas posses” (hehe).
Achamos de última hora a Pousada dos Mares (melhor identificando: do Marcílio!) - que na minha opinião é um hostel improvisado - por um precinho agradável de R$ 45,00 a diária com café da manhã. E foi esta sorte que nos deu um pouquinho mais de liberdade para ir experimentando os cantinhos gastronômicos da região conforme os nossos passeios.
Acho o máximo descobrir em viagens iguais a esta, uma comida caseira na casa de “Dona Sicraninha”; barzinhos agradáveis e eficientes à beira mar; butecos pés-sujos divertidos com algum petisco de destaque. Tenho até uma ou duas lembranças que poderia citar entre as possibilidades ditas, mas confesso que o que nos marcou mesmo foi a bela Estalagem Caiua que descobrimos numa caminhada pela praia…
Fui procurar aqui no Wikipedia o que significava exatamente “estalagem” e aqui está a descrição: “Estalagens são os estabelecimentos hoteleiros instalados em um ou mais edifícios, que, pelas suas características arquitectónicas, estilo do mobiliário e serviço prestado, estejam integrados na arquitectura regional e disponham de zona verde ou logradouro natural envolvente.”
A Estalagem Caiuia é mais ou menos isso. Uma pousada de madeira muito bem arquitetada na beira mar de Japaratinga, toda de madeira e com a decoração nessa linha, poucos quartos e cada um com uma rede na frente. No entando, esta bela estrutura descrita apenas complementa a bela cozinha aberta que está no meio do estabelecimento.
O restaurante é o “prato principal” do local, não só pelo agradável fato de poder acompanhar a preparação dos menus, como pela “qualidade gourmet” do que é oferecido. O cardápio é bem variado e começa com uma uma boa quantidade de opções de frutos do mar, principalmente peixes sirigado e camarões- quase sempre acompanhados de arroz com amêndoas e purê de banana com queijo. Há também carnes, frango e massas. Mas nós, fomos direto no sirigado ao molho de gengibre e… DELIRAMOS!
Por sinal, fiz uma busca preguiçosa sobre o significado de Caiuia, mas nada! Na verdade, desta primeira vez que eu e Marcelo comemos lá, nós criamos um tipo de significado para a palavra: qualquer comida muito gostosa e bem preparada que lembre aquele sabor e elaboração! Começamos a falar alto e com satisfação-”Caiuia!”- toda vez que comíamos algo que pudesse remeter a qualidade e sabor do que experimentamos lá na Estalagem…
SERVIÇOS:
ESTALAGEM CAIUIA
www.estalagemcaiua.com.br
(82) 3297.1381
Estrada de Japaratinga à Porto de Pedras, km 2.
média de preço do peixe sirigado ao molho de gengibre: R$ 55,00
obs: Dá para duas pessoas comerem muito bem ou três que razoalvelmente.
atendimento: destoa do requinte e bom gosto do lugar.
público: famílias classe média alta, na maioria turistas do sudeste e sul.
POUSADA DOS MARES
www.pousadadosmares.com.br
pdosmares@hotmail.com
(82) 3297-1398
Rua projetada s/n (por trás do Colégio Estadual), Centro de Japaratinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário