quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A questão da identidade plástica...

"Abrir mão da excelência em criação plástica num filme é perder quase todo o seu campo de significação poético. A imagem, cuidadosamente composta, está impregnada de sentidos e precisa ser trabalhada adequadamente." 
(Carolina Bassi em: A Construção Plástica dos Personagens Cinematográficos: Uma investigação feita a partir da obra de Federico Fellini)

Eu sempre imaginei que o trabalho prático e também acadêmico desta figura que conheci no Colóquio de Moda de 2009 seria muito interessante... Já falei sobre escritos dela aqui num post do ano passado...
Estou começando a estudar mais ou menos a mesma questão da construção de identidade dos personagens a partir dos figurinos e etc. Quando li a pouco este trecho de sua tese de mestrado tão simples, objetivo e não menos significante, lembrei de algumas experiências práticas de trabalho onde o figurino sempre é rechaçado como algo superficial...
Espero conseguir investigar na minha monografia- que começo a escrever agora para o MBA em Moda que finalizo- o tema com substancialidade  e alguma excelência...
 

Um comentário:

  1. Carol!
    Adorei esse post, em especial. Estou naquela "faço um mestrado ou uma especialização?" e me gusta muito esse tema.
    Fiz um curso breve de extensão sobre moda e cinema, em Salvador, ano passado. E me encantou muito a forma como a Vanessa Brasil (que ministrou o curso) fugiu das películas óbvias (Maria Antonieta, O Diabo Veste Prada,...). E como ela conseguiu, em poucos dias, explanar sobre como os diferentes períodos do cinema lidam com a questão.

    Já até ensaiei estudar as personagens de Godard, durante a primeira fase da Nouvelle Vague, mas tudo ainda muito no plano dos desejos e das ideias.

    Tenho um cd da Vanessa aqui, com alguns trabalhos dela no tema "Moda e Cinema - O fascínio do vestir e sua significação no filme". Acho que pode ter algo interessante para a tua mono.

    Fiquei louca pra trocar umas figurinhas contigo e quem sabe me orientar nesse mundo que me encanta tanto.

    Vamos marcar um dia pra a gente se encontrar, eu te levar o cd e a gente tricotar sobre essas tantas escolhas, tecidos, personagens,... e sobre amenidades, que ninguém é de ferro. hehe

    Esse post me deu até um gás novo, pra reorganizar meus planos nem tão mirabolantes assim.

    Um grande beijo!

    Quel

    ResponderExcluir