terça-feira, 29 de junho de 2010

"Congregações..."

Conheci a Carolina Bassi bem rapidamente o ano passado no quinto Colóquio de Moda que rolou em Recife- e foi muito bacana, diga-se de passagem! Achei-a linda e interessante, mesmo a distância, sem trocar quaisquer palavras...

Fui sozinha para aquele "Congresso" e, sinceramente, estava começando a mergulhar num estopim de tantos sofrimentos e baixa auto-estima que não imaginei ser muito possível e oportuno me congregar com novas pessoas ( o que pro final também terminou rolando com as minhas- então, futuras - colegas de MBA: Maria Ribeiro, Adriana Silva e Amanda Braga, assim como com as queridas Juliane Miranda e Vicky)!

Mas, eis que o destino me levou até esta moça pela força dos interesses e "energias comuns": nos batemos num dos Grupos de Trabalho que ela estava apresentando um artigo sobre figurino e Fellini (e tal, não lembro bem agora o recorte)... Conversamos um pouco ao final do mesmo, tentamos trocar mais, mas eu estava acanhada, reprimida, fragilizada e acho que não deixei a nossa doce identificação e afinidades fluírem melhor!

A pouco menos de duas semanas- depois de tantas coisas passadas, reveladas e reconfiguradas- eu resolvi resgatar meu caderninho de anotações e contatos daquele evento. Coisa que até agora só tem me "re-trazido" bons frutos e referências como a Carol e a genial (e visceral!) artista como a Louise de Bourgeois... 

Não sei que ligação as duas possam ter, além da sensibilidade e o acaso da minha própria ligação aqui... Mas, o fato agora é que a biografia e trabalho da segunda me impressionou, assim como o último texto publicado no blog da primeira me arrebatou e resumiu tantas coisas que eu senti e gostaria de ter "congregado" antes...
Mas bem, antes tarde do que nunca!

(Parênteses):
Imagem da Louise que me deu um insight bacanérrimo para um figurino de dança que estou desenvolvendo junto a pesquisadora e coreógrafa Maria Acselrad...


Uma das incríveis esculturas da Louise de Bourgeois... vale a pena "dar um google" na obra desta mulher... Incrível, emocionante!
Abaixo, trecho do último post da Carol Bassi que me tocou e com o qual eu me identifiquei profundamente- ao ponto de ter tido vontade de vir escrever este meu post acima aqui...

(http://carolinabassi.blogspot.com/)


“A vida dói e não se pode falar ai. Muito menos pra quem mais se ama e confia. Se emagreço, ele não nota. Se adoeço, ele não imagina o porquê. Estou de luto duas vezes: pelo amor que me é negado, com crueldade, e por mim, que me perdi.
(...)
Pois que com muito custo e paciência, volto a mim com violência, já transformada em outra, muito melhor e me reconheço mais que em qualquer tempo. Tenho força própria. O mundo está brilhante. As experiências têm gosto. Melhor dizendo, gostos. Diferentes e saborosos... Tenho luz própria. Ninguém passa sem me ver. Descobri em mim, uma boca grande. Tenho fome da vida. Estou grávida de sonhos. Amor não vem em migalhas... O amor me inunda sem pressa, em ondas quentes e úmidas, largas e salgadas como o mar inteiro...

Alguém curou minhas asas quebradas, ou eu mesma as curei. Quero voar. Leveza e alegria.”




Um comentário:

  1. é uma promessa, uma meta, uma chegada e uma conquista, o que a moça escreveu, e que eu conheci agora, através de você! vamos a eles, aos sonhos que se acordam! bjs,

    ResponderExcluir