terça-feira, 18 de maio de 2010

Convergências!

Hoje estava pensando e conversando (com minha amiga Belle Barros no almoço) sobre os benefícios, mas também sobre alguns contras que as redes sociais na internet nos proporcionam...

Desde que o facebook e o twitter viraram febre e "artigos de sociabilidade" quase indispensáveis na "vida mUderna" e a comunicação pessoal tête-à-tête está cada vez mais demodê, surgiram junto "novas ansiedades mUdernas"- além de todas as outras que, naturalmente, todos nós carregamos em relação as nossas demandas e realizações na vida pessoal, amorosa e profissional! A principal para mim neste "momento mãe e de rebola rebola" para dar conta de tudo, é o fato de estar se sentindo- mas, não necessariamente sofrendo com isso-sempre out do ritmo e da cena virtual... E olhe que eu até me esforço um pouquinho, mas a regra agora parece ser esta, a das inversões de valores: mais contato com o computador, uma sensação crescente de pertencimento, mas não sem um certa frivolidade e esvaziamento dos vínculos reais!

Caramba, eu entro naquele feed de notícias do facebook e fico louca... E mesmo que eu ache interessante e me aproveite das possibilidades de congregar tantos contatos e informações num lugar só, também percebo que todos nós terminamos perdendo um pouco da disposição e sensibilidade para investir mais nas relações orgânicas!

E olhe que eu ainda não peguei "a febre de twittar"...  Pois, neste papo de hoje, a Belle comentou de um amigo que mal tem conseguido "estar presente e conectado de fato" em shows ou no cinema, pois fica eufórico com a possibilidade de compartilhar as informações sobre seus passos e termina "não convergindo verdadeiramente" para o momento e as companhias ao seu lado!

Bom, longe de mim querer tecer julgamentos pessoais e até mesmo analisar melhor a minha relação com a internet agora. Mas, fiquei a fim de escrever sobre estas percepções tão óbvias, mas que nós ainda não estamos tão atentos assim! Acho difícil ter uma auto-crítica clara e reflexões históricas sobre as mundanças nos nossos comportamentos justo quando estamos dentro do ponto crítico deste atual contexto...

(Parênteses)

A revista Vida Simples deste mês traz a seguinte matéria de capa: "É falando que a gente se entende_ Você já parou para pensar que estamos conversando menos uns com os outros? Descubra o poder que um bom bate-papo tem em todos os campos da sua vida. Falou?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário