Na sexta passada eu fui ao Animage_III Festival Internacional de Animação de Pernambuco- que está tomando uma proporção cada vez mais importante na área, depois da excelente curadoria de Nara Normande- para assistir ao filme Alice do techo Jan Svankmajer... Como eu já havia visto- antes deste Festival e sem nenhuma informação prévia- um curta dele que me causou um sentimento dúbio de repulsa e atração imediata por conta da grande "densidade-barroca-surrealista", eu fiquei inquieta com a possibilidade de ver uma releitura sua de Alice no País das Maravilhas! Sei que já é uma obra universal super conhecida, lida, estudada, resignificada, "quase batida", mas foi exatamente isso que mais me motivou: ter acesso a mais um olhar de algo que achamos que já conhecemos tão bem, mas que a emoção, criatividade e profundezas humanas ainda pode nos guardar surpresas e despertar novos estímulos...
Achei o filme, simplesmente, genial! Muito pela sua técnica (o cara anima bicho morto, boneca, qualquer coisa, enfim!) e, ainda mais, pela autenticidade de guiar meu olhar para um mundo de possibilidades e novas camadas interpretativas da obra de Lewis Carrol. Para mim e minha amiga Letícia que me acompanhava, este foi o melhor filme "sobre Alice" que tivemos oportunidade de assitir até então!
Fiquei com o filme reverberando na minha cabeça e concluindo várias vezes a mesma obviedade: como somos prepotentes ao achar que e enxergamos a totalidade e profundezas de um ser... "seja eu, seja filme, seja o que for"!
(Parênteses)
Fica aqui o link do trailer- que também adorei!- e o link de um site dele que aparece no google:
Alice Trailer Jan Svankmajer + 2010 www.jansvankmajer.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário