sexta-feira, 22 de julho de 2011

" 'Pazes' conosco e com o mundo"_NORDESTE SEDIA UM DOS MAIORES EVENTOS BUDISTAS DO PAÍS


Quando o Lama Padma Samten afirma em um dos seus livros que "o budismo é experimental, não há nada para acreditar, é preciso testar" é uma grande máxima que tenho experimentado de verdade na minha vida terrena... É claro que a minha busca por ensinamentos espiritualistas também procura, de alguma forma, um pouco de suspensão do dia a dia e da vida prática. Mas, a minha humilde iniciação nestes ensinamentos milenares me deixam pouco a pouco mais certa de que a única maneira de encontrarmos paz interior e lampejos de iluminação é vivendo e encarando com lucidez os desafios das nossas vidas diárias e mundanas... O buda primordial, o Buda Sakiamuni, passou 6 anos isolado e meditando na floresta, com todas as privações ditas humanas, mas só se iluminou mesmo quando restituiu sua saúde corporal e foi pro mundo!
Engraçado estar postando essa mensagem aqui logo após o texto que escrevi mencionando o processo de envelhecimento dos nossos corpos... Mas, é a minha gradativa apreensão dos objetivos e ensinamentos budistas que tem me permitido harmonizar a paz que eu procuro dentro de mim, da minha vida espiritual e "real"- mas, isso tudo não poderia ser a mesma coisa? Afinal, somos todos um?

Pois bem, não vou me estender porque há muita informação abaixo sobre eventos importantíssimos na busca por uma série de "pazes" conosco e com o mundo...

NORDESTE SEDIA UM DOS MAIORES EVENTOS BUDISTAS DO PAÍS  

Um dos principais mestres budistas da contemporaneidade, Sua Santidade Sakya Trizin, visitará o Brasil pela primeira vez e o Nordeste será um dos locais de maior destaque na sua programação.
Entre os dias 25 e 26 de julho, ele estará em Recife, visitará a comunidade do Coque e logo depois em Timbaúba, oferecendo ensinamentos e iniciações. De forma paralela, serão realizados o Fórum de Culturas pela Paz: Superar a Violência, o I Encontro Internacional de Culturas pela Paz, no Coque, em Recife e o II Encontro de Mente, Educação e Cultura, com o tema “A contribuição do budismo na ação social”. A última atividade, o evento Nascido no Tibet, será realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Olinda, a um preço simbólico: R$ 10,00. Na ocasião, será realizada uma conferência com jornalistas e uma benção especial.
Figura de grande importância no budismo tibetano, Sua Santidade tem se dedicado a disseminar ideais de compaixão e uma abordagem de cultura de paz, que seria uma possibilidade de conectarmos nossas vidas, seja nos aspectos sociais ou pessoais, a uma concepção de mundo na qual a violência perde o sentido.
Veja a seguir mais detalhes sobre cada dia da programação.

Fórum de Culturas pela Paz: Superar a Violência
O fórum ocorrerá no dia 23 de julho, com o objetivo de partilhar e questionar experiências ligadas à superação da violência e afirmação da paz. Entre os temas, estão os movimentos sociais, a justiça ambiental e a escolarização.

I Encontro Internacional de Culturas pela Paz
O encontro terá diálogos entre representantes cristãos e budistas sobre paz e espiritualidade, com foco na personalidade do falecido arcebispo de Olinda e Recife, fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e figura central da ala progressista da Igreja Católica, Dom Hélder Câmara.

            II Encontro de Mente, Educação e Cultura, com o tema “A contribuição do budismo na ação social”. 
 Será realizado nos dias 24 e 25 de julho, com encontros que discutem as contribuições do budismo no campo social, com ações voltadas para promover uma cultura de paz. A influência dessa visão hoje é bastante estudada na Universidade Federal de Pernambuco, a partir do projeto Coque Vive. Em Timbaúba, teve início um trabalho de sensibilização no campo das plantas medicinais e fitoterapia, em parceria com a Prefeitura.

            Todos os encontros são gratuitos.

Horários, locais e todas as informações sobre a programação de Sua Santidade Sakya Trizin em Pernambuco estão disponíveis no blog http://sakyatrizinpe.blogspot.com/ - Mais informações com João Vale no (81) 9737-1415 ou no email joaovalesanga@gmail.com

 

2 comentários:

  1. Adorei o seu blog e a sua postura. Estilo e intelectualidade são parceiros vigorosos! Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida! Me perdoe, mas vejo seu comentário apenas hoje... estive ausente por questões pessoais! Prazer!

    ResponderExcluir