quarta-feira, 17 de março de 2010

Minha vida com Josy

Ano passo eu escrevi sobre um dos grandes aspectos desagradáveis do pacote materno: encontrar uma secretária doméstica de confiança que também pudesse me ajudar como babá. Obviamente, pelo fato de eu não escrever todos os dias aqui (até nem mesmo toda semana e por vezes meses! hehe), não vou conseguir narrar agora todas as agruras e sofrimentos que tive nesta busca... Mas, vale a pena reforçar que foram muitas!

Logo no primeiro mês de Joaquim eu estava fragilizada e imersa na profusão hormonal que a gravidez e o pós-parto trazem e não consegui me dar conta de que seria um desafio muito grande cuidar de Joaquim em Recife sem o amparo de minha família e de uma pessoa que tanto viesse trabalhar a semana toda como pudesse dormisse livremente aqui em casa.

Eu pensava e dizia que ter alguém nestes moldes tiraria nossa privacidade e que a relação se desgastaria logo. Portanto, fiz a grande burrada de insistir até o meu limite em diaristas que pudessem "quedar-se além diárias" aqui em casa apenas quando eu precisasse sair e/ou resolver coisas...  acontece que sair e resolver coisas não é algo tão previsível dentro da logística de uma rotina de mãe de primeira viagem e profissionais free lancers como eu e Marcelo! E, na verdade, até encontrar uma diarista de confiança que topasse esse esquema, demorou 7 meses! O nome da primeira era Vera e ela durou apenas 1 mês, pois morava em São Lorenço da Mata (a +- 1 hora e meia do Recife) e era muito apegada ao marido e os dois filhos... lembro que quando ela disse que iria sair-mesmo dormindo só duas vezes por semana conosco- eu quase desmoronei (somando aí também todo um outro contexto de crises pessoais)! Mas aí, ela me indicou uma menina de confiança dela chamada Andréia, que por sua vez trouxe sua irmã Sandra e eu fiquei revezando e me esmerando nos melindres para manter estas duas pessoas- que também tinha marido e filhos "pra cuidar" e moravam em São Lourenço!

Enfins, neste meio tempo, já pelos idos de Dezembro, Josy ligou... Ela havia saído a uns 4 meses antes da casa de minha mãe porque quis voltar pro interior para tentar dar mais conta dos seus 3 filhos-1 já era cuidado por sua mãe lá e os outros dois por pessoas diferentes que ela pagava-, mas não deu certo e queria voltar a trabalhar na cidade grande! Ela perguntou se eu não gostaria de tê-la "trabalhando-morando" em minha casa e eu nem titubiei!

Olha, àquela altura, o papo de privacidade já tinha ido pelos ares! Pois, a verdade que havia se conjecturado para mim é que a partir do momento que se tem um filho a noção e sensação de individualidade já muda bastante de referencial. Então, melhor ter mais uma pessoa de confiança dentro de casa me amparando quase que maternalmente, do que viver numa gincana de possibilidades para tentar manter a tão afamada privacidade e retomar de fato a vida pessoal, social e profissional!

A minha vida com Josy aqui foi o que me permitiu trabalhar com a dedicação necessária no figurino do filme de Marcelo- Eles Voltam. Sem contar o melhor: voltei a domir... pesado (hehehe)! Aquele meu sono de vigília e cansaço angustiante e neurótico só pôde ir se reconfigurando com a presença dela! Além de eu ter agora uma liberdade maior para ir e vir sem meu pimpolho Joaquim- o que é bastante saudável para nós todos!

4 comentários:

  1. é bem assim: Josy não tem preço!! hehe.. essas mudanças quase radicais nas nossas vidas depois do filho dão e deixam em assunto.. tinha que ter curso introdutório, antes do filho chegar, igual pré natal.. mas não tem pq senão a gente desiste! hehe.. conquista-se a privacidade em outros termos, dá-se um jeito, arruma-se uma outra cumplicidade, e respira-se em paz com uma boa companhia (amorosa) no nosso lar!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa que vc arrumou alguém pra te ajudar! =) Agora bora parar um pouco com a correria, né dona? hehehhe
    Olha, estou com um novo blog de coisinhas de meninas: http://lacosrufosebabados.blogspot.com/
    Eu disse pro meu Marcelo que escrever no meu blog é como falar com uma amiga imaginária! heheheh
    Beijocas e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Karow! Que epopéia! Já sou fã de Josy.
    Ah! Sempre venho por aqui e adoro seus escritos.
    Um beijo grande da amiga campineira.

    ResponderExcluir
  4. ty ty, eu também já sou fã de Josy! saudades de tu recém-campineira!
    amigas sil e tati, obrigada pela cumplicidade também!
    love, euzinha, Carol.

    ResponderExcluir