quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tempo Pleno

Nossa, que tristeza! Já se passaram quatro meses desde a última vez que postei algo aqui, não por falta de assuntos e textos- que quase sempre discorrem na minha cabeca! Mas, por conta do vai e vem JP/RE (desde o São João estava nessa!) já mencionado aqui antes e, talvez, por conta de um caos emocional típico de momentos de reestruturação de vida (falo mais detalhadamente sobre isso em um proximo post)...

"Pra completar", Joaquim já fez 8 meses de vida e muuuitas coisas de fato mudam a partir dos 6 em diante... Antes eu ainda conseguia dar umas navegadas na net com ele por perto... até os 3 meses e meio, ele ficava no carrinho apenas trocando olhares e sorrisinhos comigo. Daí em diante, ficar do meu lado enquanto eu estivesse on line, só entretido com alguns brinquedos e com a minha atenção intercalando! No entanto, desde que ele aprendeu que é uma pessoinha, "não admite" que eu esteja ao seu lado sem que eu interaja! E, esses momentos, por mais prazerosos que sejam, não deixam de ser uma função... e das mais árduas minha gente!

Pois, enquanto o bebê começa a descobrir o mundo, principalmente pelo prazer oral, você começa a se dar conta de que a sua responsabilidade como mãe não é só de nutrir, dar amor, carinho e proteção. Mas também de introduzir- atenta e ludicamente- todo um universo de descobertas! São os ditos estímulos e quando eles vêm dos pais- além de berçario e babá- de uma maneira verdadeiramente plena, com certeza fazem uma diferença marcante na formação do serzinho.

Daqui pra frente o meu tempo, por um bom tempo, não poderá ser só dedicado aos meus interesses e necessidades. Mas terá que ser plena e sabiamente dividido com o meu Joaquim, para que eu não esqueça que "o mundo real" me chama de volta (infelizmente tenho que fazer dinheiro, pois adoraria ser só mãe até os 2 anos de idade dele), mas que ele me chama e precisa que eu o apresente à ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário