quarta-feira, 18 de abril de 2012

"Afago de Thoreau"!


... juro por meu filho que quando escrevi este texto do post anterior eu ainda nem tinha acompanhado de perto os textos contrários e todas "as demais polêmicas" quanto ao #OcupeEstelita... escrevi aqui num surto de esperança e devido a participação presencial num movimento e causa coletiva que inundou meu coração... 

mas, estou com as idéias pertubadas ao saber e ler argumentos (até de queridos q eu achava compactuar "morais afins"!) tão tristemente embasados em uma "lógica progressista do individualismo capitalista"! :/

para "afagar poeticamente" o juízo fui dar uma lida ontem em "Walden, de H.D Thoreau" e me deparei (coincidentemente ao momento?) com o seguinte trecho:

"Da caverna passamos para os tetos de folhas de palmeira, de casca e galhos, de pano estendido, de palha e capim, de tábuas e taubilhas, de pedras e telhas. No final, não sabemos o que é viver ao ar livre, a nossa vida é mais doméstica do que pensamos. Da lareira ao campo há uma grande distância. Seria bom, talvez, que passássemos mais dias e mais noites sem qualquer obstáculo entre nós e os corpos celestes, que o poeta não falasse tanto sob um teto, ou o santo não parasse ali por tanto tempo. Aves não cantam em cavernas, pombas não alimentam sua inocência em pombais."


fui dormir um pouco menos triste e alimentada de uma esperança que, infelizmente, parece deslocada deste "novo modelo de mundo"! 

(parênteses)

... pesquisando à toa imagens sobre o autor e este lago que dá título ao livro, achei esta linda obra de um artista que eu ainda nem conhecia:




 > http://www.saatchi-gallery.co.uk/artists/artpages/gerhard_Walden.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário